Geral

BMW terá 5 linhas de produção em Araquari

24 FEV 2012 • POR • 19h56

A multinacional alemã BMW vai anunciar Araquari como sede da sua fábrica de automóveis "em até 20 dias". A revelação é do secretário de Assuntos Internacionais do governo do Estado, Alexandre Fernandes.

Para dar visibilidade mundial ao investimento de 350 milhões de euros, o desejo do governo catarinense é obter um anúncio formal em Munique, já na primeira semana de março. Devem ser produzidos cinco modelos de carros em cinco linhas de produção.A presidente Dilma Rousseff vai à Alemanha dia 6. Mas não está fácil ajustar agendas. É bem mais provável que a solenidade aconteça depois, no Brasil. O assunto é de interesse estratégico para o governo federal. "Por isto, a presidente Dilma está monitorando o tema", comenta Fernandes.

O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Udo Döhler confirma: "Está tudo certo; é só uma questão de detalhes na questão do IPI". O governador Raimundo Colombo também espera o "de acordo" dos ministérios sobre a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para comemorar. Ontem preferiu, mais cautela: "Não falo sobre a BMW. Vamos ter de esperar mais um pouco. Até em respeito à GM e a este ato."

Só falta o governo federal aprovar o modelo de tributação para as empresas que planejam investir em montadoras e as regras de cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados. A modelagem técnica foi preparada e sugerida à empresa e à União pela Secretaria da Fazenda do governo de Santa Catarina para o processo de anúncio ser finalizado. "A companhia gostou do formato proposto e a questão está em discussão interministerial", disse Fernandes.

Fonte: RBS