Geral

População constata mortandade de peixes no Rio Cerro

1 MAR 2012 • POR • 11h40

Na tarde desta quarta-feira, moradores das margens do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, entraram em contato com a Jaraguá AM para informar sobre a mortandade de peixes naquele rio. Peixes de várias espécies apareceram boiando num trecho do rio. O fato foi comprovado nas proximidades do Clube Botafogo e, por volta das 18h30, havia um grande número de tilápias, cascudos e carpas mortas próximo à ponte Bertha Weege. O técnico da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Luis Stefani, conversou com o repórter Dias Gomes, destacando ter conhecimento do fato.

[jwplayer mediaid="80265"]

Amostra da água foi coletada e a Fujama espera o resultado dos exames. No entanto, Stefani acredita ser difícil identificar algum componente químico.

[jwplayer mediaid="80263"]

O resultado dos exames sairá em uma semana. Segundo relatos de moradores, havia peixes de mais de um quilo agonizando no rio. O técnico da Fujama não descarta a possibilidade de que a falta de chuva tenha agravado o problema, limitando o oxigênio na água. Na manhã desta quinta-feira, por volta das 7h30, os técnicos da Fujama voltarão ao local para verificar as condições do rio.

(DIAS GOMES / ROGÉRIO TALLINI)