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Falha em sistema de check-in da TAM afeta passageiros no país

2 MAR 2012 • POR • 14h51

Uma falha no sistema de check-in da TAM provoca transtornos aos passageiros que viajam na manhã desta sexta-feira (2). A companhia confirmou a pane e diz que isso causa filas nos aeroportos em que opera, pois bilhetes e etiquetas têm de ser feitos manualmente.

Não há previsão do sistema eletrônico voltar a operar, informou a empresa às 9h40. A TAM orienta passageiros a fazer o check-in pela internet antes de seguir ao aeroporto.

O problema foi confirmado pela Infraero e afeta passageiros nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, Galeão (RJ), em Recife (PE), e em Campo Grande (MS), onde um nevoeiro também prejudicou as partidas. No Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, passageiros chegaram a esperar até uma hora para o check-in.

Houve registro de falha ainda nos aeroportos Santos Dumont (RJ),  Viracopos, em Campinas (SP) e de Salvador (BA).

No Aeroporto de Congonhas, houve longas filas pelo saguão e passageiros com conexão tiveram inconvenientes com o despacho de malas.

No Santos Dumont (RJ), o setor de controle de voos informou que houve um problema no início das operações do check-in da TAM, mas que não afetou as partidas. Por volta das 7h30, o sistema já estava normalizado.

No Galeão (RJ), a Infraero confirmou que a falha foi constatada e a emissão de bilhetes começou a ser feita manualmente. Não foram registradas filas até as 8h30.

Em Porto Alegre (RS), três dos seis voos que partiram com atraso até as 9h eram da TAM. A Infraero informou que não havia filas no balcão da companhia.

A falha afeta ainda embarques no Aroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A Infraero diz que o problema começou por volta das 5h, mas que, até as 9h30, não havia voos atrasados. Em Salvador (BA), o embarque da TAM ocorre com atrasos de 20 a 30 minutos.

Em nota, a TAM diz que há um problema na conexão dos computadores com o sistema de check-in.

Veja a íntegra da nota da TAM
"A TAM informa que, devido a um problema ocorrido nesta manhã no link de conexão da SITA (empresa de tecnologia que presta serviços) com o sistema de check-in da companhia, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens no momento estão sendo feitas manualmente. O preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos. A TAM está prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação."

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está apurando a falha no sistema da TAM e diz que divulgará ainda nesta sexta-feira um comunicado sobre o caso.

Atrasos nos aeroportos
Balanço divulgado pela Infraero às 10h desta sexta aponta que, dos 899 voos nacionais programados até o horário, 71 (7,9%) sofreram atrasos de mais de 30 minutos e outros 25 (2,8%) estavam atrasados no momento. Houve 41 partidas canceladas - 4,6% do total previsto.

Em Congonhas (SP), das 62 decolagens, 11 (17,7%) sofreram atrasos e outras 4 estavam atrasadas às 10h, diz a Infraero. Três foram canceladas. Já em Guarulhos (SP), dos 74 voos previstos, 7 tiveram atrasos e 5 foram cancelados.

GLOBO.COM