Geral

Prefeitura de Joinville anuncia o segundo grande concurso público desde 2009

6 MAR 2012 • POR • 13h14

Pouco mais de dois anos após abrir um de seus maiores concursos públicos, que previa preencher quase 800 vagas, a Prefeitura de Joinville anunciou nesta semana outra seleção, desta vez para 335 vagas.

O número alto de vagas para duas carreiras específicas mostra os principais déficits no quadro de funcionários municipais: há 164 postos para médicos, oito deles para o Hospital Municipal São José, e outros 38 para professores (clique e veja onde estão as vagas abertas).

As inscrições serão aceitas até 2 de abril, e as provas estão marcadas para 29 de abril.

A maioria das vagas será destinada ao quadro de servidores da Prefeitura (263). Outras 46 são para o São José (onde o cargo com mais vagas é o de técnico de enfermagem, com 30).

As 26 restantes são para a Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), que tem maior necessidade por agentes de trânsito (20), dos quais é exigido diploma de ensino médio. Há também vagas para quem tem ensino fundamental. O cargo com mais postos é o de cozinheiro (30).

Coordenador dos núcleos de gestão da Secretaria de Gestão de Pessoas, Eduardo André Torres, presidente da comissão organizadora, acredita que a procura será grande em alguns postos.

- Cargos como agente de trânsito e administrativo oferecem bons salários e exigem apenas o ensino médio -, avalia.

Segundo Torres, a partir de 23 de abril serão divulgados os locais de prova. Em outros 105 cargos, a intenção é criar cadastro para cobrir eventuais vagas.

O anúncio do edital já começa a influenciar a abertura de turmas nos cursinhos da cidade. Formado em administração, Jair Antunes de Souza, 54 anos, já se inscreveu em dez concursos e foi aprovado em quatro.

Ele deve ser chamado neste ano para trabalhar no Banco do Brasil, mas não desistiu da ideia de fazer parte dos quadros da Prefeitura.

- Dependendo dos cargos oferecidos, é possivel que eu me inscreva também -, afirmou.

Ele fez cursinho em 2011 e pretende começar outro neste ano.

Para os aprovados no concurso passado, há uma esperança técnica. O edital do concurso feito em novembro de 2009 determinava validade de dois anos a partir da homologação da lista de aprovados (que saiu em 31 de março de 2010), com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. O que foi feito, diz Torres.

Portanto, aprovados ainda podem ser chamados até 2013.

- As vagas oferecidas neste concurso (de 2012) são para cargos em que não existe fila de espera de outros concursos -, garantiu.

Assim como há dois anos, as provas ficarão a cargo da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc). Conforme a Prefeitura, a universidade foi escolhida com dispensa de licitação porque outras instituições não manifestaram interesse em fazer o concurso.

Também segundo a Prefeitura, o acordo estabelece que a Sociesc ficará com o dinheiro das inscrições, cujas taxas variam de R$ 30 a R$ 80. Desde 2007, a Sociesc foi responsável por oito processos seletivos da Prefeitura (para ACTs e estagiários, por exemplo) e por nove concursos, inclusive para a Águas de Joinville.

A NOTÍCIA