Geral

Vereadora sugere a instalação de condicionadores de ar em todas as escolas

6 MAR 2012 • POR • 16h15

A vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB) pediu na Câmara, na semana passada, a colocação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula da rede municipal de ensino. O pedido surgiu a partir de um levantamento feito pelo gabinete da parlamentar. Das 32 escolas municipais, que totalizam 329 salas de aula, somente sete instituições contam com refrigeração em todas as salas de aula. Em três escolas há aparelhos em algumas salas e uma está em processo de instalação. A vereadora disse que só não conseguiu obter informação de uma unidade escolar. Com relação aos centros de educação infantil, 28 ao todo com 219 salas, 12 contam com ar-condicionado em todas as salas, um possui a refrigeração em algumas salas, em outras três escolas estão em fase de instalação.

[jwplayer mediaid="79953"]

Para a professora de Educação Infantil, Morgana Tasca, a mudança em sala de aula após a instalação do aparelho de ar condicionado foi significativa.

[jwplayer mediaid="79951"]

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi, no São Luís, Mariane Ristow, explica que há 19 salas de aulas climatizadas. E, nestas, já se sente a diferença na qualidade do ensino.

[jwplayer mediaid="79949"]

O secretário de Educação, Silvio Celeste, diz que entende a preocupação, mas afirma que este é um processo já iniciado. Das 60 escolas municipais, 15 delas já contam com sistema. A maior dificuldade, segundo Celeste, não está na aquisição dos aparelhos, mas sim na reforma da parte elétrica necessária.

[jwplayer mediaid="79947"]