Política

Prefeita vai recorrer de decisão da justiça sobre exoneração do marido e da filha

7 MAR 2012 • POR • 11h42

Termina às 17h desta quarta-feira o prazo para a prefeita Cecília Konell, o marido Ivo e a filha Fedra, cumprirem a decisão na ação cível pública que investiga o nepotismo na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Conforme determinação da juíza Candida Inês Zoelner Brugnoli, a prefeita Cecília Konell (PSD) deve exonerar o marido e a filha até o fim da tarde de hoje. A prefeita terá prazo de 15 dias para recorrer da decisão, o que deve acontecer na o próxima segunda-feira (12). Segundo o advogado da prefeita Cecília Konell, Marlon Bertol, Ivo e Fedra devem entregar os cargos no fim da tarde de hoje. Depois disso, a defesa entrará com agravo de instrumento no tribunal de Justiça do Estado para tentar reverter a decisão.

[jwplayer mediaid="79927"]

O advogado diz que o entendimento do Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal tem sido de que a Súmula Vinculante do STF, que libera contratação de parentes para cargos de primeiro escalão, é superior à legislação municipal. A defesa deve protocolar o agravo de instrumento na próxima segunda-feira no Tribunal de Justiça e a expectativa é que em 10 dias o mesmo seja julgado.

Autor da denúncia contra a contratação de parentes na Prefeitura de Jaraguá do Sul, o presidente do diretório central dos estudantes da Católica de Santa Catarina, Luis Fernando Almeida, diz que a decisão da Justiça mostra que os vereadores estavam errados quando argumentaram que a iniciativa não teria resultado. Ele afirma também que essa não foi uma posição tomada contra o governo, mas sim contra a prática do nepotismo.

No começo da noite de ontem, os advogados de defesa da família Konell tentavam reverter a decisão da juíza da Comarca de Jaraguá do Sul.

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)