Geral

Médicos suspendem atendimento nos postos de saúde de Florianópolis na tarde desta quarta-feira

7 MAR 2012 • POR • 14h32

Os médicos da secretaria municipal de Saúde de Florianópolis suspenderão os atendimentos, na tarde desta quarta-feira, nos mais de 50 postos de saúde da Capital. A informação é do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc). Apenas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul vão funcionar normalmente.

Os profissionais pretendem se reunir em frente à prefeitura, a partir das 15h, para discutir com os secretários municipais de Governo, Administração, Planejamento e Saúde sobre a suspensão do desconto na gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF) e o reajuste da gratificação.

Dependendo do resultado da conversa, a categoria pode aprovar o calendário de paralisações previstas para a próxima semana. Os servidores pretendem fazer uma assembleia às 18h30min, no hotel Floph, no Centro.

A categoria vem negociando com os gestores desde maio do ano passado. No fim de fevereiro foi proposta a criação de uma comissão para discutir alterações na redação do decreto 441/98. Conforme o sindicato, o texto foi mal interpretado, gerando o desconto ilegal na remuneração dos médicos.

Consultas remarcadas

Os pacientes que tinham consulta marcada, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), já tiveram o horário reagendado pelo médico responsável. A paralisação ocorre apenas nas consultas nos postos de saúde - o atendimento de urgência, de emergência e o tratamento continuado não será interrompido.

Afastamento de profissionais

Conforme o Simesc, a suspensão tem gerado afastamento de muitos profissionais da saúde da rede pública. Conforme a assessoria do sindicato, em um ano e meio mais de 100 médicos pediram demissão da prefeitura de Florianópolis. Em nove meses, foram realizados seis processos seletivos para contratação de médicos e, mesmo assim, o problema não foi solucionado.

DIÁRIO CATARINENSE