Geral

Corpo de Bombeiros compra aeronave própria para atendimentos em Santa Catarina

8 MAR 2012 • POR • 14h59

A partir de sexta-feira, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina passará a atuar no atendimento de ocorrências com helicóptero próprio. O Estado comprou aeronave para substituir a que está em operação e é locada.

Os recursos de aquisição e manutenção são de R$ 5 milhões divididos com verba do fundo de melhoria do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Saúde.

O helicóptero Arcanjo 01 chegou na terça-feira ao Estado. É um modelo Esquilo As 350 B2 usado equipado com câmera de margeador térmico para apoio a operações de busca, farol para operações noturnas, sirene e megafone para orientação a banhistas. Também dispõe de equipamento para operações de combate a incêndio florestal e sistema anti colisão.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de SC, coronel José Luiz Masnik, afirmou que o ideal seria a corporação contar com dois helicópteros. Isso em razão da quantidade de atendimentos e a agilidade que a aeronave gera em casos, por exemplo, de socorro a vítimas de acidentes de trânsito.

Mas o problema é o alto custo da locação, cerca de R$ 1,8 milhão ao ano, conforme informou o coronel Masnik.

Hoje, são atendidas pelo Arcanjo em média 100 ocorrências por mês na Grande Florianópolis. A entrega formal do novo helicóptero será numa solenidade na Via Expressa Sul marcada para às 9h30min de sexta-feira. Os bombeiros contarão com a aeronave locada até o final deste mês, quando se encerra o prazo da locação.

DIÁRIO CATARINENSE