Geral

No verão aumentam as capturas de animais peçonhentos

8 MAR 2012 • POR • 19h51

Na estação mais quente do ano é comum aparecer animais peçonhentos. Esta é a época do ano em que eles saem em busca de comida e para se acasalar. Entretanto, o problema pode ser agravado com o excesso de chuva, também característica do verão.

Nesta temporada os bombeiros voluntários da região tiveram bastante trabalho nas capturas. Em Jaraguá do Sul cerca de 64 animais foram recolhidos, sendo que a maioria são cobras. Já, no município de Guaramirim foram capturadas 144 cobras no ano passado e 18 neste ano. Os bombeiros de Corupá registraram 100 capturas em 2011. Em Massaranduba no ano passado foram 68 e neste ano 16. Segundo os bombeiros a maioria destes animais capturados é devolvido à natureza.

Para evitar ocorrências com animais peçonhentos é necessário adotar alguns cuidados, como se proteger com luvas e botas, isto vale tanto para trabalhadores rurais quanto urbanos. Nas residências, devem ser mantidos limpos os ambientes interno e externo, vedar frestas e buracos nas paredes, assoalhos, forros e rodapés, instalar telas em portas, janelas e ralos, além de olhar com atenção os calçados antes de calçá-los.

Se a pessoa for mordida ou picada por algum animal, é preciso buscar imediatamente um serviço médico. O ideal é que o bicho seja capturado, mas sem que a pessoa se exponha ao perigo. Deve-se evitar usar garrote, torniquete ou faixa utilizados para interromper a circulação de um membro ou parte dele para conter hemorragia, passar substâncias no local atingido e ingestão de bebidas alcoólicas.

(JANICI DEMETRIO / DIAS GOMES)