Geral

Prejuízo com ligações clandestinas de energia elétrica chega a R$ 7 bilhões por ano

9 MAR 2012 • POR • 18h17

Além de pesada carga tributária, as contas de luz ainda são oneradas pela ação de "gatos, como são chamadas as ligações clandestinas que indivíduos ou quadrilhas fazem na rede de energia elétrica, criando situações de alto risco para a comunidade inteira. Um levantamento divulgado pela Aneel revela que, em média, 13% da energia elétrica consumida não é faturada pelas concessionárias, ocasionando um prejuízo de R$ 7 bilhões por ano.   A energia consumida sem ser faturada por furto ou fraude, é um dos pontos fracos do setor elétrico nacional, como disse Edvaldo Santana, diretor da Aneel. Pela sua comparação é como se as duas grandes usinas do Rio Madeira fossem construídas apenas para cobrir as perdas.   

Santa Catarina tem um registro de 1,4% de perda com os chamados "gatos", sendo o menor do País. Em primeiro lugar esta o Amazonas com 30,3% de perda de energia, seguido pelo Piauí com 21,9%, Pará com 17,2% e Acre com 14,4%.

Em Jaraguá do Sul foram registrados cinco casos neste ano. De acordo com o gerente regional da Celesc, Luiz Melro este número é considerado pequeno. 

[jwplayer mediaid="79717"]

Melro fala quais são as providência tomadas pela empresa ao detectar a fraude.

[jwplayer mediaid="79715"]

A grande maioria dos furtos de Jaraguá do Sul e região são identificados de dentro da empresa, através do comparativo do consumo de energia.

[jwplayer mediaid="79719"]

(JANICI DEMETRIO)