Geral

Código de Defesa do Consumidor completa 22 anos

13 MAR 2012 • POR • 18h18

Nesta terça se comemora 22 anos da entrada em vigor do Código de Defesa e na quinta, dia 15, o Dia Internacional do Consumidor. Mesmo com duas décadas de existência os direitos que estão garantidos no Código ainda são desconhecidos da maioria das pessoas. A diretora do Procon Estadual, Elizabete Baesso destaca que um trabalho de educação é fundamental.

[jwplayer mediaid="79531"]

Ela avalia ainda que o código precisa passar por uma revisão. O Código não fala por exemplo sobre compras pela internet.

[jwplayer mediaid="79529"]

Nesta semana do consumidor o Procon estadual em parceria com 64 Procons municipais, atividades educativas. Nesta terça feira será lançado um material com orientação para consumidores de bares e restaurantes. Na quinta feira os Procons assinam termo de cooperação com a Associação Catarinense de Supermercados para expandir para estabelecimentos de todo Estado o programa de olho na validade, conforme destaca Elizabete.

[jwplayer mediaid="79533"]

O governo catarinense visa a implantação da escola da defesa do consumidor nos moldes da escola nacional do Ministério da Justiça. Essa escola seria itinerante e passaria nos municípios onde tem Procon instalado para formar e treinar multiplicadores do direto do consumidor.