Educação

Creches do município de Guaramirim atualizam cadastros

13 MAR 2012 • POR • 18h23

A secretaria de educação de Guaramirim está realizando um mutirão envolvendo todos os Centros de Educação Infantil (CEI) do município com o objetivo de identificar o número real de crianças que estão aguardando por vagas nas creches. A Secretaria de Educação ainda não contava com o número exato de crianças que estão na lista de espera devido ao controle individual de cada creche. Há casos em que a mesma criança está cadastrada em várias creches do município, sendo que muitas vezes já estão frequentando o CEI. Para legalizar essa situação, as diretoras e secretárias das unidades estão se reunindo na sede da Secretaria e, através do Sistema EVN, realizando um cadastro único. A partir deste cadastro único, a supervisoria de Educação Infantil será responsável por chamar as crianças para matrícula, evitando divergência nas informações e facilitando aos pais a oportunidade de escolher a vaga em qualquer uma das unidades. No início de 2009, haviam 375 crianças matriculadas, em 2012 esse numero passou para 663. Apartir do resultado deste trabalho, será possível identificar o quadro real do município, além de redirecionar esforços para atender a demanda.  

Em Corupá famílias estão procurando o Conselho Tutelar para informar da necessidade de vaga em centro de educação infantil no município. A iniciativa é do Ministério Público que chamas os pais para um cadastramento das crianças em idade de seis meses a três anos que necessitem de creche e de  quatro e cinco anos em pré-escola. A conselheira Adilce Pacheco acredita que o movimento comece a aumentar a partir de agora, com a divulgação sobre os procedimentos. 

[jwplayer mediaid="79521"]

O cadastramento deve ser feito no Conselho Tutelar de Corupá, preenchendo a ficha e apresentando documentos, conforme destaca a conselheira.

[jwplayer mediaid="79523"]

 Lembrando novamente os documentos necessários: fotocópias da identidade dos pais, certidão de nascimento do filho, comprovante de residência (taxa de água, luz ou telefone). Na ficha também deve constar o nome da creche mais próximo de casa, o período necessário da creche (integral ou meio período), além do local de trabalho dos pais.