Greve

Professores estaduais devem aderir à paralisação nesta quinta-feira

15 MAR 2012 • POR • 17h08

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) promove nesta tarde, no Centro Sul em Florianópolis, Assembléia para discutir uma possível paralisação da categoria. O sindicato não aceitou a proposta apresentada pelo governo estadual de conceder reajuste apenas para os professores que recebem salário base abaixo do piso nacional de R$ 1.451. Para o sindicato, o aumento de 22,22% no piso nacional, determinado pelo Ministério da Educação, tem de ser aplicado a todos os professores, conforme informa a coordenadora regional do Sinte, Cristiane Oliveira Moller.

[jwplayer mediaid="79353"]

O governador Raimundo Colombo anunciou ontem que vai pagar o piso nacional do Magistério que é de R$ 1.451,00 para os cerca de 30 mil docentes que ainda não recebem esse valor no salário-base. O Sinte quer que os outros 30 mil professores também recebam o mesmo porcentual. O governo do Estado afirma que vai pagar 8% parcelado esse ano e o restante será quitado em 2013 e 2014. Colombo falou sobre a repercussão do pagamento do piso salarial.

[jwplayer mediaid="79349"]

O secretário de educação, Eduardo Deschamps, comunicou a intenção do governo aos representantes do Sinte.

[jwplayer mediaid="79351"]

Em nota a secretaria de educação avisou que vai descontar os dias parados esta semana. O Sinte também emitiu uma nota rejeitando a proposta do governo. De acordo com o secretário, o governo não vai negociar se a categoria entrar em greve

[jwplayer mediaid="79355"]