Clima

Outono começa nesta terça-feira com previsão de quedas nas temperaturas

19 MAR 2012 • POR • 11h24

O último final de semana de verão foi de sol, temperatura mais amena no período noturno e calor durante o dia, devido à influência de uma massa de ar mais seco e frio, de fraca atividade. Essa massa se aquece durante esta semana e os catarinenses se despedem do verão com sol e calor. O outono começa nesta terça-feira, dia 20, às 2h14, e é a estação do ano que marca a transição do verão para o inverno, iniciando com cara de verão e terminando mais parecido com o inverno. A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, afirma que nos próximos dez dias, as temperaturas se mantém desta forma.

[jwplayer mediaid="79198"]

A mudança gradativa do tempo nesta época do ano é comum, e as pessoas normalmente são acometidas por doenças do trato respiratório, como resfriados e gripes. Os dias ficam cada vez mais curtos e as noite mais longas e também é observada uma grande diferença entre a temperatura mínima e máxima. De acordo com a meteorologista, para o fim da nova estação, há possibilidade de geada e até mesmo neve em Santa Catarina.

[jwplayer mediaid="79200"]

Já em relação às chuvas, de acordo com a Epagri/Ciram, elas ainda não serão suficientes para resolver o problema da estiagem que afeta 107 municípios de Santa Catarina, especialmente entre as regiões do Meio ao Extremo Oeste.