Geral

Dia Internacional da Síndrome de Down

21 MAR 2012 • POR • 16h51

O dia 21 de março marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data faz referencia ao erro genético que provoca o problema. Quem tem Down possui três cromossomos de número 21, um a mais do que o normal, daí a data do dia 21 do mês três.  Até hoje a ciência não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética que ainda não pode ser evitada mas as descobertas da medicina já permitem saber que para a criança Down desenvolver todo o seu potencial é importante que desde cedo ela seja amada, estimuladas pelos pais, irmãos e profissionais habilitados. Em Santa Catarina os portadores da síndrome encontram apoio nas APAES. São 195 Apaes pelo Estado que atendem cerca de 18 mil pessoas.  O número de portadores da síndrome de Down não é exato, mas esta sendo levantado, segundo o presidente da Federação das Apaes, Julio Cesar de Aguiar.

[jwplayer mediaid="78988"]

Os portadores da síndrome da down podem levar uma vida normal, inclusive acessando o mercado de trabalho. O presidente da Federação das Apaes comenta que Santa Catarina tem a única Cooperativa de Deficientes do país.

[jwplayer mediaid="78984"]

Com os avanços da medicina, os portadores da síndrome de down tem uma expectativa de vida longa e o envelhecimento deles é uma situação que precisa ser planejada conforme ressalta Julio Cesar de Aguiar

[jwplayer mediaid="78986"]

Além de frenquentar as Apaes, os portadores da síndrome de down também devem freqüentar as escolas de ensino regular, mas em Santa Catarina, nem todos os estabelecimentos de ensino estão preparados para receber esses alunos que necessitam de mais atenção.

(PATRÍCIA MORAES)