síndrome de Down

Inclusão no ensino regular se tornou obrigatório no fim da década de 90

21 MAR 2012 • POR • 16h54

Na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, existem cerca de 250 crianças com algum tipo de deficiência, sendo que 22 delas têm Síndrome de Down. A diretora de ensino fundamental, Sirley Shappo, recorda que uma lei de 1996 tornou obrigatória a inclusão delas no ensino regular. Desde então, a diretora afirma que o município vem investindo na capacitação dos professores.

[jwplayer mediaid="78977"]

Dentro da Secretaria Municipal de Educação funciona o Núcleo de Educação Especial, na estrutura, duas pedagogas atuam diretamente na supervisão dos alunos com algum tipo de deficiência, prestando auxílio também aos pais e professores. Segundo Sirley, ainda existem casos onde um professor auxiliar é designado para atuar dentro da sala de aula.

[jwplayer mediaid="78981"]

A assistente social da Apae de Jaraguá do Sul, Tâmara Rodriguez, diz que a inclusão das crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino é importante para o melhor desenvolvimento delas. Na Apae são cerca de 300 alunos, sendo que 46 são crianças com Down. Desde cedo, elas recebem acompanhamento com fonoudiologa e fisioterapeuta.

[jwplayer mediaid="78979"]

Apesar de algumas barreiras ainda a superar, Tâmara diz que ao longo das últimas décadas foram inúmeras conquistas na inclusão dessas pessoas na sociedade. Ela lembra o fato de um jovem com down que no início deste ano passou no vestibular da Universidade Federal de Goiás.

[jwplayer mediaid="78975"]

(PATRÍCIA MORAES)

A síndrome de Down não é uma doença, é uma ocorrência genética natural que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.

A APAE de Jaraguá do Sul conta com um grupo de pais de síndrome de Down desde o ano de 2000, chamado Grupo Renascer e que se reúnem a cada dois meses, com pais, parentes e profissionais para compartilhar suas experiências. O grupo está aberto a toda comunidade que queiram participar.