Geral

Comissão começa a avaliar se haverá mudança no Hino de Santa Catarina

2 ABR 2012 • POR • 16h58

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, a primeira reunião da comissão que estão investidas do poder de discutir e indicar aos deputados de Santa Catarina se o hino oficial do Estado deve ou não sofrer alteração. Eles devem apresentar uma proposta em até três meses.

O grupo também terá autoridade para delegar a decisão à população, por meio de um plebiscito. Se for decidida a mudança só da letra de Horácio Nunes ou de toda a música, será feito um concurso público, aberto a inscritos de todo o país.


Os trabalhos de elaboração, regulamentação e aprovação do novo hino ficarão a cargo da Comissão e deverão ser concluídos em até um ano. Caso não haja modificação, o grupo vai analisar medidas de tornar o atual hino de SC popular, sendo mais tocado em escolas, eventos esportivos e culturais.

A proposta de debater se o hino de Santa Catarina deve ser alterada partiu do deputado Gilmar Knaesel e teve apoio de 33 deputados estaduais. Todo o processo é guiado pelo Decreto Legislativo nº18. 298/2011.

O deputado diz que a canção atual, de uma "poesia inquestionável, de grande beleza de tons", não caiu no gosto popular. Ele mesmo garante que só sabe a primeira e última estrofes, que demorou para decorar.

Para Knaesel, esse debate é uma questão de valorização do Estado e de cidadania, com uma abrangência maior do que as pessoas pensam.

Quem forma a comissão

- Edna de Marco, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte;
- Ivan Schmidt Filho, gerente de projetos da Fundação Catarinense de Cultura;
- Jairo Barbosa, representante do Conselho Estadual de Cultura;
- Artemio Zanon, da Academia Catarinense de Letras;
- Valberto Dirksen, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina;
- Luiz Meira, músico;
- Jeferson Della Rocca, músico  e maestro da Camerata de Florianópolis
- Alberto Andrés Heller, compositor de música erudita da Camerata de Florianópolis

Os três últimos foram indicados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O músico Luiz Meira foi eleito presidente da comissão pelos integrantes do grupo de trabalho.

JORNAL DE SANTA CATARINA