Educação

Gestores das escolas estaduais conhecem o plano de reforma da educação

4 ABR 2012 • POR • 12h21

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, esteve na tarde de ontem (terça-feira), em Guaramirim para um encontro com gestores das escolas estaduais da microrregião. Gestores e professores das Regionais de Jaraguá do Sul e Joinville participaram da apresentação do Plano de Reforma da Educação de Santa Catarina. O evento aconteceu no auditório da Uniasselvi/FAmeg e foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

A reunião contou com explanação do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, que apresentou propostas do Governo de Estado para alavancar a qualidade de ensino dos catarinenses. Além da Lei do Piso, Deschamps também falou sobre os projetos para os Ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Superior.

[jwplayer mediaid="78032"]

Deschamps destacou que o Estado vem trabalhando na diversificação do ensino médio para preparar os estudantes à universidade, bem como ao mercado de trabalho. De acordo com ele, o cenário mudou, e hoje o jovem é quem também ajuda financeiramente em casa.

Durante abertura de reunião com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, na tarde de ontem, o prefeito de Nilson Bylaardt (PMDB), disse que é importante avaliar a metodologia no ensino público e fez um alerta para a realidade que a região está vivendo. Ele citou o caso de empresas estrangeiras interessadas em se instalar aqui, como é o caso de koreanos que estiveram em Guaramirim há algumas semanas para avaliar a possibilidade de instalação de uma fábrica de tratores. Nesta quarta-feira, Byllardt recebe um grupo de americanos, também interessados em encontrar um terreno para a construção de uma fábrica. Segundo o prefeito, é preciso preparar até mesmo os servidores públicos e os próprios prefeitos para receber e conversar com estas pessoas. Disse: "eu me senti um semi analfabeto. Durante a visita, só abri a porta e fiquei servindo cafezinho, enquanto eles conversavam", se referindo ao fato de não saber falar inglês e da importância de qualificação.

O repórter Rogério Tallini conversou com o secretário de Estado da Educação sobre a iminência de mais uma paralisação dos professores estaduais de Santa Catarina e traz agora as informações.

[jwplayer mediaid="78034"]

(ROGÉRIO TALLINI)