Geral

Justiça dá 60 dias para prefeitura apresentar projeto de reforma do Arthur Müller

10 ABR 2012 • POR • 18h21

Por determinação judicial, a Prefeitura de Jaraguá do Sul terá 60 dias para apresentar um projeto de reforma do ginásio Arthur Muller. A medida cautelar foi assinada pela juíza Cândida Inês Brugnolli e é referente a ação popular impetrada pelos vereadores Justino da Luz (PT), Francisco Alves (PT), Natália Petry (PMDB) e Jean Leutprecht (PC do B), em dezembro do ano passado. Na denúncia, os vereadores mostraram o abandono do ginásio através de fotografias e também acusaram a administração municipal de descumprir a lei estadual que garantiu a doação do imóvel à Prefeitura. Pela legislação, o município tem a obrigação de realizar a manutenção do espaço para garantir a prática esportiva. Para Jean, a decisão judicial é uma vitória para comunidade que já se manifestou contrária á demolição do espaço.

[jwplayer mediaid="77726"]

Ainda em 2010, a Prefeitura anunciou a intenção de demolir o Arthur Müller para construir um novo terminal urbano no mesmo terreno. Na época, o então secretário de Administração, Ivo Konell, garantiu que a reforma no local seria inviável e custaria mais de R$ 1 milhão. O também chamado Palácio dos Esportes foi construído em 1976, por isso a ameaça de demolição gerou muitas críticas ao governo. O vereador Jean Leutprecht lembra que a Câmara chegou a disponibilizar as sobras do orçamento para reforma, mas nem isso foi suficiente para que o governo cedesse.

[jwplayer mediaid="77728"]

O empresário e pai de atleta, Dino de Lucca, comemora a decisão da justiça e diz que ela já era esperada. Dino foi um dos organizadores das manifestações em prol do ginásio e ocupou o cargo de diretor de marketing do basquete até o ano passado.

[jwplayer mediaid="77724"]

O governo ainda não foi notificado da decisão.

Responsável pela construção do ginásio Arthur Mueller, o ex-prefeito Eugênio Strebe lamenta o descaso da administração com o imóvel, que custou segundo ele, muita saliva e até lagrimas nas negociações com governo federal e do estado.

[jwplayer mediaid="77722"]

 A entrevista completa com Eugenio Strebe poderá ser acompanhada no programa Alô Comunidade, do apresentador Sergio Luís, logo mais às 14h.

(PATRÍCIA MORAES)