Geral

Base da Polícia Militar é atingida com pelo menos quatro tiros em Florianópolis

16 ABR 2012 • POR • 13h19

A base da Polícia Militar na Vila Aparecida, na região continental de Florianópolis, foi alvo de pelo menos quatro tiros, por volta de 0h10min desta segunda-feira. Uma viatura também foi atingida. Ninguém ficou ferido. A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) recebeu denúncia de que dois homens foram vistos em uma motocicleta disparando contra a unidade.

Segundo a PM, o relato do denunciante era de que seis tiros teriam sido ouvidos. No entanto, a perícia do IGP (Instituto Geral de Perícias), feita ainda durante a madrugada, encontrou apenas quatro cápsulas de pistola calibre .380.

Dois tiros acertaram a vidraça da base. O policial que estava de serviço conseguiu abaixar-se ao ouvir a movimentação e não chegou a ser atingido. Uma viatura, modelo Parati, que estava chegando na base, foi atingida de raspão. O quarto disparo acertou uma das paredes.

Buscas foram feitas logo em seguida, mas nenhum suspeito foi localizado.

Este foi o 11° ataque em cerca de um ano contra unidades de segurança em SC.

Relembre os casos:

Em 2012

- 3 de abril 2012, São José - Pelo menos 25 disparos foram feitos contra a 2ª Delegacia de Polícia de São José, onde funciona o plantão policial da cidade, no bairro de Barreiros. O ataque durou poucos minutos. No local havia pelo menos três policiais, mas ninguém foi ferido.

- 1 de março, Camboriú - Uma granada foi encontrada no pátio da Delegacia do Distrito Monte Alegre na manhã desta quarta-feira. O artefato estava com o pino destravado e deveria ter explodido mas, aparentemente, teve falha na detonação. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o atentado.

Em 2011

- 9 de agosto, Florianópolis - A Central de Triagem de presos, conhecida como Cadeião, no bairro Estreito, foi alvo de 15 tiros. Os disparos atingiram o portão da frente do imóvel, sem deixar feridos.

- 25 de maio, São José - Uma bomba caseira explodiu na delegacia de Campinas. O artefato foi arremessado com imãs e elásticos. Estilhaços atingiram o prédio e o carro de um investigador que estava em uma operação no Centro de Florianópolis. A DP de Campinas já havia mudado sua rotina, antes mesmo do ínicio da onda de ataques contra a polícia. Depois das 23h, o local só atendia flagrantes da Polícia Militar (PM).

- 30 de abril, Itajaí - Quatro homens armados dispararam mais de 30 tiros contra a 2ª Delegacia de Polícia de Itajaí. Testemunhas disseram à polícia que os marginais chegaram ao local em duas motos. Um delegado e quatro agentes estavam de plantão, mas ninguém foi ferido.

- 25 de abril, Ingleses - Posto da Polícia Militar (PM) foi alvo de disparo de pistola 9mm. Um motociclista teria atacado o local por volta das 23h. Ninguém foi atingido.

- 24 de abril, Biguaçú - Dois homens em uma motocicleta dispararam quatro tiros contra o posto da Polícia Militar (PM) no Bairro Bom Viver. Um policial estava sozinho no local. Os disparos atingiram a parede do prédio, logo abaixo da janela. Ninguém ficou ferido.

- 18 de abril, Coqueiros - Policias da 4ª Delegacia de Polícia foram surpreendidos por oito tiros. Um deles estava no atendimento do plantão e teve que se jogar no chão. Os disparos atingiram a sala do delegado e a fachada. Ninguém ficou ferido.

- 3 de abril, Canasvieiras- Base da PM foi alvo de seis tiros. Testemunhas disseram que os disparos partiram de uma motocicleta ocupada por um casal.

- 1° de abril, em Coqueiros - Uma bomba caseira explodiu na base operacional Polícia Militar (PM) de Coqueiros, na região continental de Florianópolis. Havia apenas um policial no local e ele não ficou ferido.

DIÁRIO CATARINENSE