Saúde

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

26 ABR 2012 • POR • 18h05

Hoje, quinta-feira, 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Data lembrada pelos profissionais da saúde por conta do crescimento de pessoas hipertensas. Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa que nos últimos anos tem atingindo jovens e adultos.

A hipertensão, em 90% dos casos, é uma doença herdada geneticamente, mas também é causada pelo modo de vida das pessoas. A obesidade, o consumo de sal, a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de cigarro, os níveis de colesterol, o estresse e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que influenciam nos níveis da pressão arterial.

Segundo especialistas, a prevalência de pressão alta eleva-se com o envelhecimento, mas com as mudanças de hábitos os jovens estão inserindo-se no grupo de pacientes hipertenso. Mais de 50% dos indivíduos, acima de 60 anos de idade são afetados e esse número sobe para 75% dentre aqueles com mais de 70 anos. No entanto, a Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 5% da população brasileira adulta jovem seja portadora da doença.