Clima

Chuva das últimas 24h representa 68% do esperado para março

27 ABR 2012 • POR • 13h27

 

O volume de chuva registrado nas últimas 24h em Santa Catarina está próximo da média mensal em várias cidades, segundo a Epagri. O órgão que monitora as condições climáticas registrou 117 mm entre 7h de quarta e 7h desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O volume representa aproximadamente 68% da média para o mês de março na cidade, que é de 170 mm. A instabilidade no tempo ocorre em função de um sistema de baixa pressão que se formou entre o Paraguai e o Sul do Brasil, e vem se deslocando pelo Estado. Na média estadual, a chuva acumulada em 24 horas atingiu aproximadamente 40 mm, mas superou este valor em alguns municípios. É o caso de São Miguel do Oeste e Rio do Campo. A região da Grande Florianópolis e Litoral sul foram as menos afetadas pelas fortes chuvas.

E a chuva fez a secretaria de saúde suspender o atendimento no Posto de Saúde do bairro Estrada Nova.

A chuva também começa a comprometer o sistema de abastecimento de água. Segundo o presidente do Samae, Bonifácio Formigari, os reservatórios ainda estão com capacidade máxima, mas o tratamento já foi interrompido nos sistemas independentes devido ao excesso de turbidez da água.

O presidente do Samae também alerta para o uso consciente de água e diz que o desperdício pode comprometer ainda mais o abastecimento de algumas localidades.