Geral

Importadores turcos podem reativar unidade de frangos fechada pela Seara

2 MAI 2012 • POR • 11h55

Um grupo de empresário da Turquia visitam Jaraguá do Sul nesta quarta-feira. Eles estudam a possibilidade de instalar na cidade um abatedouro de frango. O grupo veio à cidade, atraído pela notícia do fechamento da unidade da Marfrig (antiga Seara), e, principalmente pelo potencial de abatimento instalado no município. As gerências de Assistência Social, Trabalho e Emprego e de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura da 24ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, estão intermediando as negociaçãos. Eles vão receber a comitiva de estrangeiros. Segundo a Gerente Regional, Tânia Dantas, é uma grande oportunidade de trabalho e renda para os produtores ex-integrados da Seara.

[jwplayer mediaid="76405"]

Segundo a gerente da SDR, existe grande possibilidade de acerto com os importadores turcos, pois os mesmos querem o frango produzido no Brasil sem a interferência dos chamados intermediários, que acabam elevando os preços dos produtos no mercado internacional.

[jwplayer mediaid="76403"]

Sobre a capacidade de produção, na avaliação de Tânia Dantas, quando o complexo era administrado pela Marfrig eram abatidos 150 mil frangos por dia. No entanto, há necessidade de novos estudos para suprir a demanda dos compradores turcos, sem contar os critérios religiosos que também são exigidos para fornecer carne aos países muçulmanos como é o caso da Turquia.

[jwplayer mediaid="76407"]