Geral

Possibilidade de catástrofe em Pirabeiraba, Norte de SC, está descartada

8 MAI 2012 • POR • 13h09

Qualquer possibilidade de catástrofe natural, que possa ter ligação com os eventos recentes em Pirabeiraba, está descartada pelos técnicos.

Os esclarecimentos técnicos não chegam aos ouvidos de todos na mesma velocidade que outras teorias sobre o que fez o chão tremer repetidas vezes em Pirabeiraba. Nas rodas de conversa, houve quem relacionasse o fenômeno no solo a um fenômeno no céu, registrado em vídeo por um morador da região, no domingo.

É por isso que a equipe da Defesa Civil de Joinville tratou de dar mais explicações sobre o fenômeno aos moradores enquanto fazia uma visita à região nesta segunda.

Morador de Pirabeiraba e presidente da Associação dos Proprietários de Terra da Mata Atlântica com Recursos Hídricos, Indalécio Sumech, sugeriu aos especialistas na vistoria desta segunda que agendassem um encontro com a comunidade local para dar fim às especulações.

- Teve todos aqueles tremores e, na noite de domingo, houve mais um. Como ficar tranquilo com isso? Queremos que seja tudo explicado com o conhecimento técnico, mas sem ser nada omitido -, pediu Indalécio.

Os coordenadores da Defesa Civil se comprometeram a marcar o encontro assim que tiverem informações mais precisas das ocorrências.

- Não temos medidores. Todos os registros feitos até agora são anotados com base em telefonemas dos próprios moradores -, observa José Carlos de Borba Júnior, coordenador operacional.

DIÁRIO CATARINENSE