Geral

Choque de temperaturas provoca nevoeiro no Litoral de SC até quarta-feira

21 MAI 2012 • POR • 13h28

O nevoeiro registrado nas primeiras horas desta segunda-feira tornou o dia com características estranhas para uns, mas considerada normal pelos meteorologistas, que explicam: a origem é o choque térmico entre o ar com temperatura mais alta do que a do solo. O fenômeno deve se repetir por mais dois dias.

De acordo com o meteorologista da Epagri Marcelo Martins, a combinação de umidade na atmosfera com diferença de temperaturas e a baixa velocidade dos ventos faz com que o dia comece com esta camada de nevoeiro.

Ele conta ainda que este fenômeno é mais comum até 8h, quando começa a se dissipar naturamente, com exceção das regiões do Vale e de Serra.

 - Normalmente este fenômeno é mais comum antes e após a passagem de uma frente fria pela região - explica.

É o que deve ocorrer nos próximos dias. Entre a próxima quarta e quinta-feiras está prevista a chegada de um sistema que provocará chuvas, especialmente no Litoral do Estado.

A previsão indica que o nevoeiro deve voltar a acontecer na terça-feira, embora seja em menor quantidade.

Cuidado no trânsito

A baixa visibilidade também representa um risco para quem está no trânsito. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é redobrar a ateção, reduzir a velocidade e, em casos extremos, acionar o farol de neblina.

DIÁRIO CATARINENSE