Polícia

750 caça-níqueis foram recolhidos em Jaraguá

30 MAI 2012 • POR • 13h19

Um levantamento da Seção de Termos Circunstanciados do 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Jaraguá do Sul, aponta que desde 2007 até agora, foram recolhidas 750 máquinas caça-níqueis. O relatório traz dados estatísticos de ocorrências envolvendo contravenções penais.

O Termo Circunstanciado (TC) estabeleceu um novo sistema voltado para as infrações de menor potencial ofensivo, enquadrando-se as contravenções e os crimes punidos com pena máxima igual ou inferior a dois anos. Em Jaraguá de Sul, o primeiro TC foi feito no dia 4 de agosto de 2007, sendo que em pouco menos de cinco anos 1.300 documentos foram entregues ao Juizado Especial Cível e Criminal. O TC é feito pelo policial militar no momento do atendimento da ocorrência, comprometendo assim as partes envolvidas a comparecerem em Juízo para esclarecimentos. Assim, não há a necessidade de conduzir o contraventor a uma Delegacia de Polícia, agilizando o encaminhamento diretamente à Justiça.

Neste período, mais de 750 equipamentos de caça-níqueis foram apreendidos em 189 ocorrências envolvendo a contravenção penal conhecida como "Jogo de Azar", cerca de 150 máquinas tiradas de circulação por ano, ou uma a cada dois dias. Em uma grande operação realizada no dia 13 de dezembro de 2007, 155 caça-níqueis foram apreendidos em um único dia.

(Informações: 14º BPM/Assessoria de Imprensa)