Segurança

Secretário de Segurança inaugura sistema de monitoramento em Guaramirim

6 JUN 2012 • POR • 12h42

Os municípios de Guaramirim, Schroeder e Massaranduba contam oficialmente com o sistema de monitoramento urbano. Na tarde de ontem, o secretário estadual de Segurança Pública, César Antônio Grubba, acompanhado dos comandos gerais da Polícia Militar e da Polícia Civil, fez a entrega da sala de operações e inaugurou o sistema que tem dez câmeras em Guaramirim, cinco em Massaranduba e outras cinco em Schroeder, todas monitoradas a partir da 2ª Companhia de Polícia Militar de Guaramirim. Grubba disse que as câmeras são ferramentas tecnológicas que auxiliam a polícia no combate à criminalidade. Ao ser entrevistado com exclusividade pelo repórter Dias Gomes, o secretário Cesar Grubba confirmou a instalação de uma delegacia especializada em investigar crimes e comentou sobre a falta de pessoal para trabalhar nas delegacias.

[jwplayer mediaid="74510"]

Grubba respondeu ainda a pergunta sobre a falta de policias militares. Numa recente formatura em Florianópolis, onde finalizaram o curso de soldado, 150 pessoas, houve o deslocamento de 35 para a 5ª Região de Joinville. No entanto, nenhum deles para o 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul. O secretário explica os motivos e traz uma boa notícia para a regional.

[jwplayer mediaid="74514"]

Enquanto o secretário fazia a entrega das câmeras de monitoramento, a Delegacia de Polícia da Comarca de Guaramirim estava coberta com uma lona, por causa das condições do telhado e das inúmeras goteiras. Grubba destacou que a situação deve ser resolvida em breve.

[jwplayer mediaid="74512"]

O secretário estadual confirmou ainda que em dois meses deve entrar em funcionamento as cinco câmeras de monitoramento da cidade de Corupá.

O prefeito de Barra Velha, Claudemir Mathias, prestigiou a inauguração do sistema de monitoramento em Guaramirim e recebeu do secretário de segurança pública, a confirmação da instalação do mesmo sistema naquele município. Segundo Mathias, a Prefeitura começou na sexta-feira, dia 1º, a instalação do sistema. Serão instaladas dez câmeras em pontos estratégicos, com o controle das imagens 24 horas direto da Central de Operações da Polícia Militar. A capacidade de abrangência é de 200 metros podendo se mover em 360 graus. As imagens também poderão ser usadas em processos criminais. O secretário Cesar Grubba informou que há 396 equipamentos destes sendo instalados em 36 cidades catarinenses. Outro município que recebe o sistema é São Francisco do Sul. Com a ativação das duas novas centrais, Santa Catarina contará com 58 cidades atendidas por câmeras de vigilância. Hoje são 662 em funcionamento.