Geral

Doação de sangue tem queda de 40% em Jaraguá do Sul

11 JUN 2012 • POR • 17h08

O número de pessoas interessadas em doar sangue caiu cerca de 40% nos últimos 15 dias. Enquanto a média em boa parte do ano é de 25 doadores por dia, agora, fica perto de 15.  O responsável pela unidade de coleta de Jaraguá do Sul, Manoel Thomaz Silveira, diz que essa queda costuma ocorrer durante o frio porque as pessoas estão mais propensas a contrair gripes e resfriados, o que impede a doação.

Segundo ele, o estoque de bolsas de sangue serve para os casos de emergência atendidos no Hospital São José. Mas, por precaução, algumas cirurgias eletivas (não urgentes) foram canceladas.

No Hemocentro Regional de Joinville, órgão responsável pelo processamento do sangue coletado em toda a região Norte e Planalto Norte do Estado, bolsas de sangue tipo O negativo estão em falta.

Os tipos com maior demanda - entre eles o O e o A positivos - também precisam manter uma boa média de doações. O responsável pela unidade de coleta de Jaraguá, Manoel Thomaz Silveira, lembra que a doação é um procedimento rápido e sem dor. A coleta demora de cinco a sete minutos. Entre o cadastro e o lanche, leva de 50 minutos a uma hora. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, o que representa em torno de 10% do total de sangue em um adulto, rapidamente reposto pelo organismo. A doação na unidade de coleta de Jaraguá do Sul deve ser agendada pelo telefone 3055-0454, das 7 às 16 horas. A unidade fica anexa ao Hospital São José. A coleta de sangue acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas