Geral

Municípios decretam emergência por causa das chuvas no PR

11 JUN 2012 • POR • 17h54

Três municípios do Paraná decretaram situação de emergência neste final de semana devido aos estragos provocados pela chuva que atinge o Estado há pelo menos uma semana.

Manoel Ribas, Iretama e Nova Tebas --municípios vizinhos localizados na região central do Paraná-- têm ao todo 241 pessoas desabrigadas e desalojadas, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual divulgado neste domingo (10).

Em Manoel Ribas, que tem 13 mil habitantes, rios transbordaram e atingiram principalmente comunidades do interior do município.

Estradas e pontes foram danificadas, e ainda há uma comunidade, com cerca de 50 famílias, que está isolada --um barranco desmoronou na única estrada que dá acesso ao local.

Em Nova Tebas, que é vizinha a Manoel Ribas, 25 km de estradas foram destruídos, e quatro pontes foram danificadas. Há 15 moradores em abrigos da prefeitura, porque tiveram suas casas completamente destruídas com a enxurrada.

"Nós aqui estamos cercados de rios. Agora, com qualquer chuvinha, o pessoal fica apreensivo", afirma José Rubens da Luz, agente da Defesa Civil de Manoel Ribas.

Segundo ele, a maior parte dos danos ocorreu na segunda-feira passada, quando uma grande tempestade atingiu os municípios --desde então, não parou de chover na região.

PREVISÃO

De acordo com o Simepar (Instituto Tecnológico do Paraná), as chuvas só devem cessar na região central do Paraná a partir de amanhã. Hoje, ainda chove forte nesses municípios.

Em Curitiba e na região norte do Estado, já parou de chover. A previsão é que o tempo fique estável no decorrer da semana.

Também não fará mais frio como na semana passada, quando alguns municípios registraram temperaturas de até 0 ºC.

Nesta segunda-feira, a temperatura mínima registrada no Paraná foi de 11 ºC, em Palmas. Amanhã, o Estado já deve ter máximas de 22 ºC a 27 ºC, segundo o Simepar.

FOLHA.COM.BR