Política

Câmara de Vereadores prepara nova eleição da Mesa Diretora

12 JUN 2012 • POR • 17h49

A Câmara de Vereadores deve realizar uma nova eleição para escolha dos integrantes da Mesa Diretora no início do mês de julho. Pelo menos é isso que prevê acordo firmado no dia 22 de dezembro do ano passado, quando o tucano Ademar Winter foi escolhido pelos colegas para presidir a Casa. Pelo trato, nos próximos dias, Francisco Alves (PT) que hoje ocupa a cadeira de vice, deve trocar de posição com Winter, que garante que manterá sua palavra. O tucano, que já presidiu a Câmara por outras duas vezes, diz que renunciará e votará no colega, mas afirma que só não pode garantir que os outros vereadores também levem o acordo até o fim.

[jwplayer mediaid="74279"]

Para ser presidente da Câmara, Francisco Alves (PT), terá que receber, além do seu próprio voto, o de Winter, do correligionário Justino da Luz, de Jean Leutprecht (PCdoB), de Natália Petry e Jaime Negherbon, ambos do PMDB. Francisco admite que está na expectativa para a eleição, mas lamenta que o acordo firmado  pelo extinto G8, que no primeiro ano de legislatura estipulou quem iria comandar o Legislativo pelos quatro anos, não tenha sido seguido. Saindo da oposição e passando para o governo, Amarildo Sarti (PV) e Isair Moser (PRB) enfraqueceram o bloco. Para Francisco, a falta de palavra nesse caso é pior do que o racismo.

[jwplayer mediaid="74277"]

Nem mesmo a proximidade da eleição municipal deve interferir na escolha para presidência da Câmara, segundo a vereadora Natália Petry, que garante fará a sua parte para que Francisco Alves assuma a cadeira no segundo semestre do ano.

[jwplayer mediaid="74275"]

 O líder de governo na Câmara, José de Ávila, do PSD, afirma que o bloco está avaliando a mudança na Mesa Diretora e vai analisar se apoiará Francisco Alves ou apresentará uma nova chapa.

[jwplayer mediaid="74273"]

(PATRICIA MORAES)