Geral

Jaraguá do Sul sedia encontro sobre segurança de vôo

18 JUN 2012 • POR • 17h10

Jaraguá do Sul foi sede no último sábado do I Encontro de Segurança de Voo da região Norte/Nordeste de Santa Catarina. O objetivo foi reunir proprietários e operadores de aviões e helicópteros, pilotos, mecânicos e especialistas para discutir questões relacionadas com a atividade, buscando principalmente à redução dos acidentes e outras das ocorrências no espaço aéreo na região. O evento foi uma iniciativa da 5º Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

A atividade contou com a presença de especialistas como o instrutor de voo Milton Cardoso Lima, o tenente-coronel aviador Marcos dos Santos Silva, e da tenente-coronel Rosana Conceição de Lima Bauer, integrante do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Conforme conclusão do evento, a prevenção e a segurança de vôo começam no solo, considerando que nos últimos dois anos os acidentes na região nordeste do estado de Santa Catarina, chegaram a dez ocorrências, e cinco pessoas morreram. Dentre eles, o acidente com o helicóptero do empresário Gilberto Menel, onde três pessoas morreram, e os dois acidentes com os aviões agrícolas, ocorridos em Corupá. O mecânico de aeronaves, Marcelo Moraes da Silva, disse que o debate sobre o assunto já deveria ter ocorrido, por causa do grande número de voos e de acidentes registrados. Ele destaca que os proprietários de aviões ou helicópteros devem ter a consciência de manter os equipamentos sempre em condições de voo. A topografia da região e as condições climáticas são outros pontos a serem observados.

[jwplayer mediaid="74010"]

(ROGÉRIO TALLINI)