LDO 2013

Câmara de Vereadores aprova a LDO 2013, em primeira votação

22 JUN 2012 • POR • 17h30

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou em primeira votação, na sessão desta quinta-feira, 21, como matéria exclusiva na ordem do dia, o projeto de lei que dispõe das diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2013.

Na semana passada, o vereador Ademar Possamai, solicitou a aceleração da análise do projeto. Segundo ele, a LDO 2013 não apresenta modificações significativas.

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Ademar Possamai, teceu comentários sobre alguns pontos financeiros elencados no projeto. Ele reafirmou que, em comparação com o orçamento vigente, a LDO 2013 tem em sua essência poucas alterações. A maior modificação é com relação ao Ipplan, aprovado em fevereiro deste ano pela Câmara Municipal. Possamai explicou que orçamento para 2013 totaliza R$ 520 milhões de reais. O PIB nacional trabalha com o crescimento de 4% para o próximo ano. A taxa real de juros no Brasil, com a nova política de reduzir juros para incentivar o consumo, apresenta juros de 6%. O vereador acredita ser um processo complicado, porque uma inflação de 6%, significa 10% de juros, sendo que o Brasil trabalha hoje com juros líquidos negativos de até 4%. A outra questão que se aplica diretamente no orçamento é a inflação que está projetada de 5,5%, adequada com os níveis que vem se observando os últimos meses, também é agravante.