Geral

Vigilância Sanitária segue fiscalizando casos de vacinas inadequadas em Blumenau

22 JUN 2012 • POR • 17h44

Depois da apreensão de 311 doses de vacina contra a gripe A em Blumenau na última quarta-feira, as denúncias de novas irregularidades não param de chegar à Vigilância Sanitária do município. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, há muitas denúncias, de farmácias, postos de saúde, clínicas e outros, mas não se constatou mais nenhum problema.

- Estamos investigando todas as denúncias, pois se trata de um problema muito sério. Um vacina aplicada de forma errada ou armazenada sem os cuidados pode gerar muitos problemas para a população - destacou Weise.

Hoje, nenhum empresa pode contratar um serviço de vacinação sem a autorização da Vigilância Sanitária, pois são necessários muitos detalhes técnicos para que a imunização faça o efeito desejado. Quem quiser contratar o serviço particular deve exigir o documento de capacidade técnica, a autorização da vigilância e o atestado de capacidade técnica dos profissionais. Qualquer dúvida, a vigilância deve ser consultada.

Para um bom resultado, as vacinas devem ser armazenadas em locais com temperatura entre 2 ºC e 8 ºC, em salas climatizadas e local higienizado. A pessoa que aplicar a vacina deve ser habilitada. Em Blumenau, apenas cinco clínicas particulares estão aptas a fazer a vacinação na própria clínica ou em empresas que solicitam a imunização para funcionários: Hospital Dia do Pulmão, Pulmoclínica, Sesi Clínica, Celp e Celpinho.

DIÁRIO CATARINENSE