Geral

Mães de trigêmeos em Joinville lutam para receber benefício previsto por lei

6 JUL 2012 • POR • 14h05

Um benefício garantido por lei estadual a famílias com trigêmeos ou mais filhos múltimplos é esperado ansiosamente por três mães joinvilenses: Silvane Tomelin, Elenir Fernandes e Jocimeri Regis. Elas têm trigêmeos, todos com quatro anos, e sobrevivem com renda mensal de aproximadamente R$ 1 mil cada. Elas se conheceram na maternidade.

O benefício, descoberto por Silvane, garante o repasse mensal de R$ 357 por criança até os seis anos. Para receber a ajuda do Estado por dois anos, até que as crianças completem a idade limite, elas seguiram os passos orientados pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Segundo Jocimeri, depois de entregar os documentos, em março, elas ouviram a promessa de receber a primeira parcela em maio. Porém, o dinheiro não foi liberado ainda.

Saiba mais
A lei estadual que garante o benefício para quem tem filhos múltiplos acima de três é a de número 5.390 e foi aprovada em 21 de dezembro de 2010.

Contraponto
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, responsável pelo benefício em todo o Estado, informou quinta-feira, por meio de sua assessoria, que existe previsão de orçamento para os processos que já estão prontos.

O dinheiro deve ser depositado até o final deste mês. E à medida que forem chegando novos processos, eles também devem ser pagos. A secretaria avalia 18 casos do Estado - oito deles joinvilenses.

A NOTÍCIA