Geral

Joinvillense aposentado possui coleção com mais de 400 bonsai

6 JUL 2012 • POR • 17h04

Aroldo Deschamps coleciona bonsai há quase 20 anos. O joinvillense já recebeu visita de diversos especialistas neste tipo de planta e todos dizem que seu acervo amador deve ser o maior de todo o Brasil. O aposentado é, desde a infância, apaixonado por flores e árvores.

De início, Aroldo começou a colecionar bromélias. Viu, no entanto, que elas ocupariam muito espaço em sua casa. "Então um amigo me falou do bonsai. E eu fui atrás de revistas e cursos", conta.  Logo comprou as plantas em miniatura mas, depois de fazer cursos, passou a buscar árvores na natureza e ele mesmo as transformava em bonsai. Deixava-as no máximo com um metro de altura. Hoje, o aposentado possui 416 plantas e, novamente, falta espaço em sua casa.

A coleção (Foto: Fabiano Graudin/Divulgação)

Agora, ele precisa se desfazer de mais da metade da coleção e pretende ficar com 180 plantas, o que, segundo o joinvillense, não tem sido fácil. "Dá uma dor no coração. Cada bonsai vendido é como um filho que vai embora", diz. Para encontrar pessoas com interesse em bonsai, Aroldo criou um site - o Bonsai Hobby. Nele, os internautas encontram plantas cujos valores vão de R$ 100 a R$ 8600.

Para Aroldo, os "filhos" não exigem muito de seu tempo. Os bonsai não precisam ser podados a toda hora. "Eles só me deram mais trabalho neste verão, porque não choveu muito, e eu precisava regar todas as 400 plantas duas vezes por dia."

GLOBO.COM.BR