Saúde

Gripe A: Ministério da Saúde e Governo de Santa Catarina garantem que não há risco de epidemia

10 JUL 2012 • POR • 11h16

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch e o diretor de Epidemiologia do Estado de Santa Catarina, Fábio Gandenzi, garantiram na semana passada que não há risco de epidemia de gripe no estado. Os dois se reuniram para avaliar a circulação do vírus H1N1 em Santa Catarina. Segundo eles, o risco de epidemia está descartado pois durante o inverno é esperado o pico da circulação do vírus no Sul do país. Fabio Gandenzi assegura que o enfrentamento à doença será cada vez mais eficiente no estado. Ele informou que uma das ações prioritárias na região será reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença:

[jwplayer mediaid="73148"]

A gripe é tratada com tamiflu, medicamento disponível em todos os centros de saúde  do país. O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aproveitou para lembrar à população os cuidados essenciais para prevenir a contaminação do vírus H1N1:

[jwplayer mediaid="73150"]

Desde o dia 14 de junho, uma equipe técnica de vigilância do Ministério da Saúde está em Santa Catarina monitorando os casos e analisando a situação da transmissão do vírus da gripe.