Saúde

10 de julho é Dia Mundial da Saúde Ocular. No Brasil, estima-se que existe mais de um milhão de cegos

10 JUL 2012 • POR • 11h18

Há no mundo aproximadamente 39 milhões de cegos, cerca de 285 milhões de pessoas com alguma deficiência visual e 135 milhões em risco de cegueira. A prevenção é importante para alterar este quadro que o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou e evitar a previsão de que, em 2020, o número de cegos no planeta atinja 76 milhões de pessoas. Para alertar a população sobre os benefícios das práticas preventivas, 10 de julho é Dia Mundial da Saúde Ocular.
No Brasil, que detém cerca de 2,38% da população mundial, a estimativa é de que existam mais de um milhão de cegos e que o contingente de deficientes visuais alcance quatro milhões de pessoas, calcula o oftalmologista Canrobert Oliveira.
Ele lembra que cerca de 60% das cegueiras são evitáveis, 40% têm conotação genética, 25% são originadas por infecções e 20% dos casos de perda de visão já instalados são recuperáveis.

É importante ainda que a população do Brasil e os gestores públicos estejam atentos ao dado de que no País, 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão e este fator interfere diretamente na aprendizagem e no desempenho das atividades. O número representa mais de nove milhões de crianças entre sete e 14 anos de idade portadoras de dificuldades para enxergar o suficiente para aprender.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 500 mil crianças ficam cegas no planeta a cada ano.