Geral

Termina a greve dos transportadores de valores em Santa Catarina

13 JUL 2012 • POR • 11h57

Após audiência nesta quinta-feira (12) à tarde, no Tribunal Regional do Trabalho do estado (TRT-SC) em Florianópolis, os trabalhadores das empresas de transportes de valores decidiram terminar a greve. Por unanimidade, oito desembargadores do TRT decidiram que a greve é legal. Além disso, o Tribunal ordenou que as empresas paguem os dias parados dos trabalhadores. Após o término da audiência, o Sindicato dos Empregados em Transportes de Valores de Santa Catarina (Sintravasc) se reuniu na frente do TRT e decidiram aceitar o que foi proposto. O presidente da Federação dos Vigilantes de Santa Catarina, Luiz Carlos da Silva, avalia que os trabalhadores saem fortalecidos do movimento e garante que o trabalho está sendo retomado hoje.

[jwplayer mediaid="72975"]

Os desembargadores do Tribunal também decidiram aplicar uma multa de R$ 4 mil ao Sindicato das Empresas de Vigilância e Segurança de Santa Catarina por escrever em petição a data do início da greve erroneamente, induzindo o Judiciário ao engano. A paralisação começou no dia 2 de julho, enquanto o Sindesp/SC comunicou que havia começado no dia 23 de maio, com o objetivo de obter liminar.

O Tribunal também ordenou que o INPC integral, de 4,88%, seja pago sobre todas as cláusulas econômicas, que são reajuste salarial, piso salarial e vale alimentação. Também foi determinado que o piso não pode ser inferior ao piso salarial regional. De acordo com o presidente da Federação, o comando de greve vai ficar de olho no cumprimento das cláusulas.

[jwplayer mediaid="72973"]

(ROGÉRIO TALLINI)