Meio Ambiente

Ibama notifica construtora por atuação na Ponta do Coral

13 JUL 2012 • POR • 21h32

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santa Catarina embargou no início da tarde desta sexta-feira (13) obras da construtora Hantei na Ponta do Coral, na Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis. O órgão recebeu uma denúncia de que as obras para um empreendimento da empresa na Ponta do Coral já haviam iniciado. O  local pertece à construtura Hantei Engenharia.

Segundo o coordenador do Ibama em Santa Catarina, Alessandro Queiroz , a construtora foi notificada por indícios de três crimes: retirar vegetação do local sem licença, fazer sondagem de solo sem licença e atuar no local sem licença. A empresa será multada e terá um prazo para apresentar os documentos.

Segundo o advogado da Hantei, Marcos Saes, a empresa está trabalhando no local há um mês com todas as licenças. De acordo com o diretor executivo da Hantei, Aliator Silveira, as máquinas estavam no local para fazer estudos de sondagem pedidos pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). "Não estamos fazendo obra nenhuma", enfatizou o diretor. Segundo ele, uma série de complementações de estudos subaquáticos e terrestres precisam ser feitos no local.

Porém, segundo o assessor do comunicação da Fatma, Evandro Baron, os estudos referentes à sondagem do terreno na Ponta do Coral, relatório conhecido como Eia/rima, já estão prontos há mais de um mês. "A Fatma já está estudando o Eia/rima", ele afirma. Haverá uma audiência pública no dia 25/07, para discussão do Eia/rima para a obra. Os arquivos podem ser acessados pelo EIA ou clicando aqui para o RIMA.

 

G1/SC