Geral

Quatro pedidos de impugnação são protocolados na região

13 JUL 2012 • POR • 22h16

Dois pedidos de impugnação de candidaturas foram protocolados na 60ª Zona Eleitoral, com sede em Guaramirim e que abrange também os municípios de Massaranduba e Schroeder. Os pedidos deram entrada no fim da tarde desta sexta-feira, último prazo para as tentativas de impugnações naquela Zona Eleitoral. Ambos os pedidos foram protocolados pela Coligação Massaranduba Crescendo com Seriedade e Trabalho, cujo candidato é atual prefeito Mário Fernando Reinke (PSDB), contra o candidato da oposição Odenir Deretti (PP), da Coligação Competência, Juventude e Trabalho. Os motivos do pedido não foram antecipados pela Justiça Eleitoral. O segundo pedido de impugnação de candidatura foi feito contra o candidato a vereador Geraldo Micheluzzi (PR). Em Massaranduba, dois candidatos disputam a Prefeitura e 41 disputam as nove vagas da Câmara de Vereadores.

Em Jaraguá do Sul, o prazo para os pedidos de impugnação terminou nesta quinta-feira. Ocorreu o registro de dois pedidos, sendo um contra o candidato a vereador Eugênio José Juraszek (PP), e o outro contra a candidata a prefeita Cecília Konell (PSD).

No caso de Cecília Konell, o motivo é a condenação contra ela no caso da gratificação concedida à irmã da prefeita, Carmelita Konell. Em junho deste ano, a defesa de Cecília obteve uma medida cautelar no Tribunal de Justiça do Estado que suspendeu a condenação até a decisão final. Porém, mesmo assim, o candidato a vereador Anoar Primo Battisti, do PCdoB, da coligação que tem Dieter Janssen (PP) como concorrente à majoritária, entendeu que o efeito suspensivo é questionável. Procurado pela nossa equipe de reportagem nesta manhã, Anoar não quis gravar entrevista para explicar os motivos que lhe levaram a fazer o pedido. O advogado dele é Altevir Fogaça, do PMDB. Segundo o coordenador da campanha à reeleição de Cecília Konell (PSD), o sindicalista Gildo Alves (PPS), os advogados já esperavam por isso e estão preparados para recorrer.

[jwplayer mediaid="72911"]

Gildo Alves afirma também que a tentativa de impugnar a candidatura de Cecília Konell é mais uma prova do desespero da oposição. Segundo ele, a campanha continua.

[jwplayer mediaid="72915"]

O candidato Eugênio José Juraszek, do PP, acusado por dupla filiação partidária procurou o departamento de jornalismo da Jaraguá AM, para fazer um esclarecimento.

[jwplayer mediaid="72917"]

Juraszek, que ficou fora da atual legislatura por apenas meio voto afirma que está preparando a defesa sobre pedido de impugnação de candidatura.

[jwplayer mediaid="72913"]

Os pedidos de impugnação serão julgados até o dia 8 de agosto.

(ROGÉRIO TALLINI/PATRICIA MORAES)