Geral

Ação do GAECO prende Agente Prisional e mais quatro em Joinville

17 JUL 2012 • POR • 22h20

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/Joinville) - força-tarefa constituída pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Policias Civil e Militar e Secretaria da Fazenda - atuou, nesta terça-feira (17/07), no cumprimento de cinco mandados de prisão de três detentos do Presídio Regional de Joinville, uma mulher e um agente prisional. A operação foi conjunta com policiais civis da 8ª Delegacia de Polícia de Joinville, policiais militares dos 8º e 17º BPM e da Agência de Inteligência da Policia Militar.

A investigação que levou à operação de hoje foi iniciada no mês de junho deste ano, tendo como objetivo apurar participação de servidor público em corrupção passiva, facilitação de fuga de preso e entrada de celulares e drogas no estabelecimento prisional.

O agente prisional investigado, por volta de 07h30min, foi detido no Bairro Boa Vista, em Joinville, após se encontrar com a mulher, também detida. Independentemente do cumprimento das ordens de prisão, ambos foram também presos em flagrante por tráfico de entorpecentes, sendo com eles apreendidos 1,5 Kg de maconha e celulares.

Foram, ainda, cumpridos três mandados de busca e apreensão. Na residência da mulher investigada foram apreendidas mais 500 gramas de maconha, além de serras, munição, rascunhos de mapas e inscrições de aparente rota de fuga para presos. Na residência do agente prisional foram apreendidas munições, computadores e celulares. Em armário mantido pelo agente público no presídio, ainda, foi apreendida espingarda de pressão. Todo o material apreendido será encaminhado para o Instituto Geral de Perícias de Joinville.

Outro detento, em saída temporária, foi preso em Piçarras. Todos os detidos foram encaminhados à Central de Polícia e serão, oportunamente, direcionados ao Presídio Regional. Mais informações não poderão ser prestadas neste momento visando o êxito da continuidade das investigações.