Geral

Partidos aceleram campanha com lançamentos de candidaturas

23 JUL 2012 • POR • 12h31

Começou na sexta-feira o período de lançamentos das candidaturas a prefeito de Jaraguá do Sul. A aliança "O Povo Novamente", que busca a reeleição da prefeita Cecília Konell, tendo como vice Alcides Pavanello, fez a apresentação oficial dos candidatos na sede do Juventus, no Estádio João Marcatto. O evento atraiu milhares de convidados e simpatizantes. O coordenador da campanha, Gildo Alves, explicou como será o trabalho a partir de agora:

[jwplayer mediaid="72534"]

Entre os convidados presentes esteve o secretário de agricultura do Estado, João Rodrigues. Ele representou o governador Raimundo Colombo no evento.

[jwplayer mediaid="72536"]

Já a coligação 'Jaraguá quer mais' que tem Moacir Bertoldi e Niura Demarchi como candidatos à Prefeitura recebeu os filiados para o lançamento da campanha no domingo, dia 22.

A campanha da coligação 'Nova Jaraguá', começa oficialmente com o lançamento da candidatura de Dieter Janssen e Jaime Negherbon no dia 24.

Em Guaramirim, o lançamento da candidatura de Lauro Fröhlich, da coligação Agora Sim Guaramirim, acontece dia 27 julho, às 19h30, no campo do Avaí. A coligação O Trabalho Continua, que busca a reeleição do atual prefeito Nilson Bylaardt, deve lançar a candidatura dele e de Marcos Treiss, no dia 5 de agosto. No entanto, a data deverá ser confirmada nos próximos dias.

Em Corupá, a candidatura de João Carlos Gottardi, da coligação Agora é a Vez do Povo, ainda não tem data definida. É possível que a coligação decida nem falar um ato de lançamento e aproveitar o tempo para o contato direto com o eleitor.

O candidato Luiz Carlos Tamanini aguarda o material de campanha, que deve chegar na próxima semana, mas a coligação Viva + Corupá ainda não agendou nada referente ao lançamento de candidatura.

Em Schroeder, a coligação Avança Schroeder, que tem como candidato a prefeito Luis Aparício Ribas, pré-agendou o lançamento oficial da candidatura para o dia 4 de agosto. No entanto, ainda depende da agenda de lideranças regionais e estaduais que devem participar.

Levantamento feito pelo jornal A Notícia destaca que o PMDB lidera o número de candidaturas para as câmaras de vereadores e para as prefeituras nas cidades da região Norte. Levantamento feito por "A Notícia" em 26 municípios mostra que os peemedebistas apresentaram um total de 367 nomes para o Legislativo e 19 para o Executivo. Em segundo ficou o PSDB. Os tucanos apresentaram 288 nomes para as câmaras e 12 nomes para as prefeituras.

Na eleição para as câmaras, são 2.432 nomes concorrendo a 253 vagas na região Norte. Outros 70 candidatos buscam a cadeira de prefeito em 26 municípios. A cidade com o maior número de candidatos é Joinville.

São João do Itaperiú é o município que tem a menor concorrência para uma vaga na Câmara. Com 34 candidatos lutando por uma das nove vagas, a cidade terá uma média de 3,77. Mesmo assim, a média é superior à de 2008, quando apenas 26 pessoas disputaram as nove vagas.

Recém-criado, o PSD, que surgiu de uma dissidência no DEM, aparece como quinto partido a mais lançar nomes. São 247 candidatos a vereador espalhados por 24 cidades da região, além de ser o terceiro a mais lançar candidatos às prefeituras, com 11 nomes. Já o DEM só tem um nome buscando o comando do Executivo e 130 candidatos a vereador.

Juntos, PMDB, PSDB, PP, PT e PSD registraram 67,9% do total de candidatos. Na outra ponta, cinco partidos apresentaram menos de dez nomes para a disputa. Já PSOL, PSTU e PRTB apresentaram candidatos apenas em Joinville.

Em SC, o PMDB também foi o que mais lançou candidatos às prefeituras: 212. O PSDB, segundo na região Norte, é quinto no Estado, com 75 nomes. Estão na frente o PSD, com 125 nomes; o PP, com 98, e o PT, com 74.

E a Justiça Eleitoral está preocupada com a falta de jurisprudência da Lei da Filha Limpa. A repórter Patrícia Gomes tem mais informações.

[jwplayer mediaid="72538"]