Novo setor

Regional de Jaraguá terá setor de Vigilância Sanitária

26 JUL 2012 • POR • 20h34

O setor de Vigilância Sanitária será reativado na Regional de Jaraguá do Sul e funcionará na mesma estrutura que hoje abriga a Gerência Regional de Saúde, da SDR Jaraguá do Sul, ou seja, no prédio do Posto de Saúde da Reinoldo Rau, no Centro da cidade.

A informação é do gerente de Saúde da SDR, Silvio Chaves. Segundo ele, a enfermeira Cassia Cristofolini está em Jaraguá do Sul desde abril deste ano realizando um curso de Gestão Básica em Vigilância Sanitária. A conclusão da capacitação  está prevista para setembro de 2012, e a partir desta data, a profissional terá credencial para atuar como fiscal sanitarista, executando fiscalizações, apreensões de produtos que ofereçam algum tipo de risco à saúde e até mesmo interditando estabelecimentos que não cumpram as normas da Vigilância Sanitária. Segundo o gerente, este tipo de serviço é fundamental para a região, e trará maior segurança alimentar para toda a comunidade.

O principal objetivo da Vigilância Sanitária está em eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. A Vigilância Sanitária (VISA) é responsável ainda por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.