Geral

Bombeiro e PM retornam de curso nos EUA sobre produtos perigosos

27 JUL 2012 • POR • 11h48

Um bombeiro e um policial militar voltaram da cidade do Texas, dos Estados Unidos, no fim de semana. Com a bagagem, trouxeram muito mais do que as experiências de uma viagem: mais conhecimento para trabalhar no Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar), de Jaraguá do Sul.  Os dois participaram, cada um, de um curso de uma semana, na melhor universidade de formação de bombeiros do mundo, no Texas. A intenção, agora, é repassar o aprendizado adquirido para os bombeiros e principalmente para os voluntários do Gerar. O bombeiro Neilor Vincenzi, 36 anos, que já havia participado de um curso sobre produtos perigosos em 2007 na Argentina, afirmou que é sempre necessário buscar mais conhecimentos sobre esta área, para não colocar a vida do paciente e do bombeiro em risco em caso de acidente. 

[jwplayer mediaid="72311"]

Ainda segundo Vicenzi o curso foi ministrado em Espanhol o que facilitou a comunicação. Durante esta semana ele participou de aulas práticas e teóricas.

[jwplayer mediaid="72309"]

De acordo com Vicenzi para cada situação existe um tipo de vestimenta que o bombeiro deve usar. Segundo ele, a corporação de Jaraguá do Sul já providenciou a compra destes equipamentos.

[jwplayer mediaid="72307"]

O outro participante foi o policial militar Jefferson Rank, 24 anos, que foi bombeiro voluntário até dois anos atrás. Em 2008, ele soube da universidade por um amigo que é bombeiro nos Estados Unidos e resolveu investir para fazer o curso de combate a incêndio.  Vicenzi ressaltou que o custo da viagem foi bancado com a ajuda da corporação de Jaraguá do Sul, de empresas da cidade e de recursos próprios.

(JANICI DEMETRIO / DIAS GOMES)