Segurança

Falta de abrigo para vítimas de violência faz diminuir pedidos de proteção

27 JUL 2012 • POR • 11h50

Nesta semana o secretário regional, Lio Tironi, acompanhado do diretor-geral da SDR, Valério Verbinem, e da gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Tania Dantas, solicitou junto a delegacia da Mulher em Jaraguá do Sul, um levantamento sobre os casos de violência domestica na região, já que a SDR junto com as Prefeituras e demais entidades sociais, estuda a implantação de uma Casa de Passagem, para abrigar temporariamente às vítimas deste tipo de crime.

De acordo com a delegada, a implantação de um local de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes é relevante para a região, pois, somente em 2011, foram registrados na delegacia 285 casos de ameaça contra mulheres e 165 casos de violência doméstica. Em 2012, as ocorrências envolvendo este público já chegam a 343. Quanto aos pedidos de medidas protetivas, a delegada afirma que está diminuindo, em razão da delegacia não ter um local onde as vítimas possam ficar protegidas.

[jwplayer mediaid="72302"]

O secretário regional, Lio Tironi, disse que assim como a SDR se mobilizou para a implantação da Delegacia da Mulher, Criança, Idoso e Adolescente, implantada em Jaraguá do Sul, em setembro de 2010, também vai se engajar no estudo da viabilidade da implantação de uma casa de passagem para atender esta demanda. Já existe um imóvel sendo analisado, que pertence ao Governo do Estado, conforme explica a delegada.

[jwplayer mediaid="72304"]

Nesta semana, o deputado Nilson Gonçalves defendeu projeto para implantação da Casa de Passagem em Jaraguá do Sul. De acordo com ele, o projeto está contemplado no Plano Plurianual do orçamento do Estado para 2013.

(JANICI DEMETRIO / DIAS GOMES)