Geral

Frio dentro da média e chuva acima do esperado marcam o inverno deste ano até agora em Santa Catarina

2 AGO 2012 • POR • 12h54

O frio não apresentou grandes alterações neste inverno, mas o mesmo não pode ser dito sobre a chuva. Choveu mais que o normal em todo o Estado até agora.

Só em julho, Rio do Campo, no Alto Vale, registrou um dos maiores volumes de chuva, 310 mm, mas o destaque ficou para Itajaí que, apesar de ter apresentado um volume menor, bateu o recorde dos últimos 30 anos: 213,4 mm.

De acordo com a Epagri/Ciram - órgão que monitora as condições climáticas em SC -, esta condição de mês mais chuvoso se repetiu em julho de 2011, 2010 e 2009. Em 2008, porém, foi registrado um mês mais seco que o normal.


O Fórum Catarinense de Clima chama a atenção para um novo El Niño que já dá sinais de ocorrência na região de monitoramento que é o Oceano Pacífico na linha do equador entre América do Sul e Austrália. Caso isso se confirme, os próximos meses podem registrar chuva acima da média o que, para a agosto, significa chover mais 143 mm no Oeste.


Frio, mas sem grandes alterações

Informações da Central RBS de Meteorologia indicam que este inverno não tem apresentado grandes alterações em relação o que se registra normalmente. Algumas regiões, porém, apresentaram um frio mais intenso, inclusive, com tardes mais geladas.

Mapas mostram que a Serra catarinense foi a região que apresentou mais frio: 2ºC abaixo do que normalmente ocorre. No Planalto Norte, Caçador, Matos Costa, Porto União também tiveram dias amanhecendo mais frio. Já o Extremo-Oeste tem sido 1ºC mais quente que de costume.

Durante o inverno, as temperaturas máximas ocorrem durante a tarde e também seguem um padrão. Este ano os meteorologistas chamam a atenção para uma anomalia na Serra que tem apresentado temperatura de 1 a 2ºC menor, ou seja, tardes mais frias. Este fenômeno também ocorreu no Oeste. No Sul, porém, essa temperatura ficou acima da média em 1ºC.

DIÁRIO CATARINENSE