Geral

Trabalhadores da indústria são vacinados contra gripe

2 AGO 2012 • POR • 14h09

Cerca de 150 mil trabalhadores das indústrias catarinenses devem ser vacinados contra a gripe A e a gripe sazonal até o final de agosto. O SESI, entidade do Sistema FIESC, iniciou em maio a campanha, colocando à disposição das indústrias doses de vacinas para imunizarem seus trabalhadores.

As empresas interessadas devem entrar em contato com o SESI pelo telefone (48) 3231-4303 ou pelo email andreiac@sesisc.org.br para que os profissionais da entidade apliquem a dose. Além disso, os colaboradores da indústria também podem receber a vacina nas unidades do SESI Clínica, apresentando a carteira de trabalho.

As gestantes trabalhadoras da indústria só poderão ser vacinadas mediante apresentação de prescrição médica. De acordo com a bula do medicamento, podem ocorrer algumas reações após a vacinação como edemas, enduração e dores no local aplicado. Algumas pessoas também podem ter febre, mal estar, calafrios e dores de cabeça. Entretanto, estas reações desaparecem espontâneamente em um ou dois dias.

A imunidade contra a doença desenvolve-se após 15 dias e sua duração é de cerca de seis meses a um ano. A prevenção contra a gripe depende também de outras ações. É importante manter a higiene, principalmente das mãos, e evitar lugares pouco arejados, além de buscar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.