Geral

Justiça Eleitoral define propaganda em rádio

7 AGO 2012 • POR • 18h28

Aconteceu na manhã de hoje na sede do Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul reunião com representantes das emissoras de rádio sobre o horário eleitoral gratuito. O encontro serviu para que as emissoras apresentassem suas propostas e estruturas a fim de definir algumas regras. O juiz eleitoral, Edenildo da Silva, falou sobre a importância do horário eleitoral para que a sociedade conheça e avalie melhor os candidatos.

[jwplayer mediaid="71755"] 

A propaganda eleitoral terá início no dia 21 de agosto, e será veiculada duas vezes ao dia, das 7h às 7h30 e das 12 às 12h30, e termina somente no dia 4 de outubro, três dias antes das eleições. Seguindo calendário já estipulado, nas segundas, quartas e sextas-feiras, será a vez dos candidatos a prefeito e a vice apresentarem suas propostas. Nas terças, quintas e sábados, os concorrentes a uma vaga na Câmara de Vereadores terão espaço. Além disso, outros 30 minutos serão divididos entre os partidos na programação diária. Faltando 60 dias para as eleições, o juiz Edenildo diz que a justiça está preparada para coibir qualquer tipo de abuso.

[jwplayer mediaid="71753"]

Edenildo da Silva também fez um alerta para que os partidos políticos, e principalmente os responsáveis pela confecção do material que será veiculado pelas rádios, fiquem atentos a detalhes técnicos e jurídicos para que tudo ocorra dentro das normas.

[jwplayer mediaid="71751"]

Na sexta-feira, será a vez do juiz eleitoral e do chefe de cartório, Eduardo Arbigaus, se reunirem com representantes dos partidos para sorteio da ordem de apresentação e de tempo de exposição. Os partidos já fizeram seus cálculos, O PP, por exemplo, que busca a eleição de Dieter Janssen, e tem ao lado outras nove siglas, calcula tempo aproximado de 15 minutos de propaganda. O segundo maior tempo será da prefeita Cecília Konell (PSD), que tenta se reeleger. A previsão é oito minutos e 30 segundos para a aliança formada por sete siglas. Por fim, o ex-prefeito Moacir Bertoldi (PR) ficou com o menor tempo. A aliança que inclui PSDB e PSC somou cinco minutos e 30. O cálculo do tempo leva em conta o número de cadeiras que cada coligação tem na Câmara dos Deputados.

 

Já na 60ª zona eleitoral com sede em Guaramirim, os partidos políticos também estão sendo convocados para o sorteio da ordem da propaganda no rádio e a oficialização do tempo. A reunião com o juiz eleitoral Gustavo Schwingel, está marcada para a tarde do próximo dia 9. A partir das 13h, será feito o sorteio do horário no rádio das coligações de Guaramirim. Às 14h, de Schroeder e, às 15h, das coligações que disputam a Prefeitura e as vagas na Câmara de Vereadores de Massaranduba. Sobre a convocação dos mesários, o chefe de Cartório, Fernando Pacheco, informa que o processo está transcorrendo dentro do esperado e que 600 pessoas estão sendo convocadas para trabalhar no dia 7 de outubro, nos três municípios de abrangência da 60ª zona eleitoral.