Geral

Estudantes do IF-SC protestam por volta às aulas

8 AGO 2012 • POR • 14h30

Do G1 SC

Na manhã desta quarta-feira (8), alunos, servidores e professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) marcharam do Campus Florianópolis em direção ao Centro da cidade, o que complicou o trânsito nas avenidas Mauro Ramos e Hercílio Luz. O protesto é organizado pelos estudantes da instituição, que pedem posição mais rápida do Governo Federal quanto aos pedidos dos grevistas do Instituto. A manifestação reuniu cerca de 200 pessoas e contou com apoio de professores e servidores.

As aulas no Instituto Federal estão suspensas desde 18 de junho em 15 campi da instituição - entre eles o de Florianópolis - em razão da paralisação dos docentes e servidores técnico-administrativos. Por causa da greve, o segundo semestre letivo iniciou apenas nas cidades de Caçador, Garopaba, Lages e Urupema. No campus da Capital, o semestre estava previsto para iniciar em 30 de julho.

O protesto desta quarta-feira (8) estava anunciado desde a última semana e mobilizou participantes por meio de redes sociais. Nesta quarta-feira, a manifestação iniciou às 10h. Alunos, professores e servidores vestiram roupas prestas, exibiram faixas com a frase "Queremos aula" e seguiram um carro de som numa marcha que foi do Campus Florianópolis até a região mais central da cidade.

De acordo com a assesoria de imprensa do IF-SC, estiveram na caminhada estudantes de diversos níveis de escolaridade do Instituto. Alunos de Gaspar e Jaraguá do Sul vieram a Florianópolis participar da manifestação. A próxima negociação entre os sindicatos da categoria e o Ministério do Planejamento está marcada para a próxima sexta-feira (10), às 14h.