Política

TRE mantém vereadora do PMDB no cargo mesmo após troca de partido

9 AGO 2012 • POR • 12h14

O Tribunal Regional Eleitoral, por decisão do juiz relator Nelson Maia Peixoto, extinguiu o processo movido pelo suplente de vereador, Cláudio Piotto, requerendo a vaga de vereadora Natália Lúcia Petry. A ação foi motivada pela troca de partido da vereadora, que migrou do PSB para o PMDB no ano passado. A sentença foi publicada na data de ontem, 7, sem julgamento do mérito.

Desde o começo, a vereadora afirmava não ter qualquer intenção de mudar de partido. Ela encarou a decisão como uma vitória. No entanto, não teve outra alternativa diante do anúncio de que o PSB, por decisão da direção nacional da sigla, se aliaria ao PSD nas disputas eleitorais nos municípios. O que de fato se configurou em Jaraguá do Sul, onde o PSB indica o candidato a vice-prefeito na chapa da candidata à reeleição pelo PSD.

[jwplayer mediaid="71623"]

À época, dirigentes estaduais do PSB, a exemplo do presidente estadual Geraldo Althoff, confirmaram que não havia qualquer retaliação aos detentores de mandato eletivo que optassem por deixar o partido por não concordar com a coligação. Entretanto, na cidade, o suplente de vereador entrou com ação requerendo a vaga da titular.

Depois de receber a confirmação do advogado, nesta tarde (8), a vereadora comemorou a decisão que, segundo ela, já era esperada.

[jwplayer mediaid="71621"]

  (ROGÉRIO TALLINI)